21 de dezembro de 2010

reclames


Alguém tem a menor idéia do porque a TV por assinatura tem veiculado tantos anúncios de creme dental, enxaguante bucal e repelente? Seria uma preparação para o Apocalipse, quando a humanidade seria extinta em grande estilo, com dentes brilhando e sem uma única picadinha de mosquito? Quer dizer, se a TV é paga a priori, justo seria não haver comercial nenhum, a não ser aqueles referentes à programação do próprio canal. Mas estamos já tão acostumados com a "hora do intervalo" que aceitamos a propaganda na TV por assinatura sem muita rebeldia, com docilidade inclusive. Tem gente que até aproveita os reclames para fazer um lanche rápido, estourar uma pipoca, ir ao banheiro ou ter uma DR básica com o namorado pelo telefone. Isso sem falar em usar os comerciais para ir ao tweeter seguir a programação.

Entretanto nada, absolutamente nada justifica a quantidade de anúncios de creme dental, enxaguante bucal e repelente. Na verdade, os comerciais são os mesmos e ficam se repetindo num looping cruel, com requintadas pitadas de sadismo e nenhuma perspectiva de fim. Confesso que frases como "você já escovou os seus dentes hoje?", "a recomendação dos dentistas", "você tem placa nos dentes?" e "ele deixa você livre de insetos e com uma sensação tão gostosa na pele" estão de tal maneira enfronhadas em meu subconsciente que já até sonhei com dentistas sociopatas que me perseguiam em seus guarda-pós muito brancos em contraste com seus cabelos muito pretos (porque, em nome da brancura, nenhum desses dentistas de comercial pode ser louro, ou ruivo, ou negro, ou punk).

Você até decora os nomes das marcas. Lembra-se perfeitamente de qual pasta precisa comprar se tiver sensibilidade nos dentes e não puder tomar aquele copo d'água gelada que o dentista almofadinha oferece no comercial; você compreende que é vital levar um repelente em sua viagem de férias para ter aquela "lembrancinha de Fernando de Noronha" ao invés de picadas indesejáveis de pernilongos; você  aprendeu que se não usar o enxaguante bucal com tartar control seus dentes irão basicamente apodrecer e cair, e você vai invariavelmente ficar para titia. Em outras palavras, é indiscutível a eficiência desses comerciais, dada a lobotomia a que nos infligem a cada exibição entre um reclame e outro.

A coisa começa a ficar tortuosa e esquisita quando, em sinal de protesto, você passa a não escovar mais os dentes, a bochechar com omo e/ou venish - o poder do rosa! -  e a trocar seu Dolce & Gabbana floral por aerossol que protege contra os insetos. Contra os insetos! Basicamente esses são os produtos anunciados na TV paga brasileira: creme dental, enxaguante bucal, repelente, sabão em pó, perfumes e spray para mosquitos. A variedade é tão pequena que os comerciais se repetem à exaustão. Talvez fosse mais conveniente para a TV por assinatura - e menos neurotizante para a audência - parar de tapar o sol com a peneira e começar a anunciar todo e qualquer tipo de produto de uma vez por todas, para evitar tanta repetição.

Ver a mesma coisa um milhão de vezes durante a sua série de detetives favorita pode surtir efeito rebote, ou seja, ao invés de comprar e usar o determinado produto como recomenda a propaganda, o telespectador perde sua sanidade mental, começa a ter espasmos involuntários na frente da TV e se revolta contra ele, numa cruzada imaginária contra dentistas, donas-de-casa e borrachudos. Ainda em tempo: acabei de tomar uma tigela de leite com sucrilhos (afinal, tem outro nome para cereal matinal de milho...?). Agora adivinhe se eu vou escovar os meus dentes com a marca número um em recomendação dos dentistas? Faz-me rir. Sorriso, haaa!

5 comentários:

  1. Cáspite! Alguém com menos de 40 que ainda assiste tv como entretenimento diário!!
    Dormes ouvindo o rádio? Ou ligas a vitrola?

    Por que a tara em vender saúde bucal? Ora, pq aqui em Pindorama ao menos 30 milhões nunca foram ao dentista, segundo as estatísticas oficiais... Ter dentes - ainda mais brancos! - é uma das inúmeras distinções de classe em nossa sociedade.
    (http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=19578)

    Nesse sentido, lembro os ingleses - duques e proletários têm praticamente a mesma (péssima) saúde bucal...

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  2. é, ainda vemos tv...!

    eu acho IN SU POR TÁ VEL 99% dos comerciais brasileiros...
    outro dia fiz uma aula só sobre ads, e esses eram, em sua maioria, americanos, britânicos, alemães ou franceses... pasme, meus alunos não conseguiram entender a graça da grande maioria dos comerciais que passei! aff!

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  3. Eu AINDA vejo TV para me desligar da realidade chata e nojenta da vida. Mas, então, entro na neurose de detetives e medicos misantropos. Mi, sou como seus alunos. Não acho graça dos reclames la de fora, mas ainda gosto dos antigos: balas Soft, Cotonestes (com o homenzinho azul...), etc... Saudosismo incuravel.

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  4. Esse blog é dos mais antenados com o zeigeist de Pindorama!

    http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12045

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  5. Esse blog é o cúmulo em matéria de antenação. A-DO-RO seus comentários!

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