3 de junho de 2011

desabafo beócio (não é bronca)

Aos amigos - guerreiros por definição e essência - que lêem, curtem e apóiam minhas excursões no Expresso: Milene Portela, Priscila Rohem, Luciana Hipólito, Ivy Gobeti, Luiz Tavares, Cris MouraFernanda Samico, Cristina Graneiro, Gabriel MaiaMarcelo Carreiro, Renato Pontual, Rogério Lemos, Matheus Marcus, Alberto Lacerda, André Augusto, André Conforte e outros aos que, perdoem-me, minha memória balzaquiana me falha.


Descobri o quão maléficos podem ser os botões "curtir" e "enviar" do Facebook aplicados logo abaixo das postagens de seu próprio website. Vocês curtem e compartilham, bem o sei, e não raro suas impressões digitais nesses botões, em sinal de apoio à minha utópica tentativa de literatura, fazem o céu dos meus dias se abrir num anil ainda mais cintilante que o do selo acima. Ocorre que a minha carência insuperável de ex-pseudo-escritora, além de insuperável, é incurável. Mas há paliativos: seus comentários, amigos, guerreiros e leitores, posicionados logo abaixo dos botões "curtir" e "enviar" e, já ia-me esquecendo, "twitar". Seus "achismos", anônimos ou não, pequenos ou longos, construtivos ou destrutivos, à guisa de "olá" ou "adeus", são a conversa que, em dias, é o diálogo que mantém viva a minha fé na escrita, esta que traz o meu ego à pele e me faz caminhar, sonhar, ansiar. Curtam, enviem, twitem. Vocês me fazem ganhar o dia quando o fazem! Mas, se comentarem, meus amigos, me farão sentir ao seu lado, tomando um cappuccino ou uma Bohemia, proseando fácil, longe da solidão dos poetas, malditos ou não.
Pronto. Falei.   

17 comentários:

  1. Que susto!!! pensei que era uma bronca hahaha.. eu adoro o que escreve Roberta.. Um dia ainda aprendo..bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu não "tuito", nem "feicibuqueio" mais. Apesar de impiricamente tecnólogo, odeio sites de relacionamento.
    Mesmo assim, pouco leio, raramente comento, escuto sempre, faço o que dá para fazer (e o que não dá eu dou meus pulos), praticamente morto, mas sempre ressurgindo das cinzas qual Fênix.
    Onde você estiver, tome 2 cappuccinos... um é o meu.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Cris, eu adoro o que VOCÊ escreve. E adoro ainda mais os seus comentários. Obrigada e muuuitos beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  4. Rogério, o seu comentário, com intenção ou não, já é uma poesia. E das boas, pois você escreve bem. Quem sabe já não está na hora de você ter o seu próprio blog, amigo-irmão, não de tecnologia, mas de contos, versos e prosas...? Assim, estaremos quites ;-)

    ResponderExcluir
  5. André Conforte3.6.11

    1 - Como dizia aquele velho pleonasta, os botões "curtir" e "reenviar" (ou "encaminhar", sei lá) são apenas um "plus a mais". Quem clicou neles, dificilmente iria comentar alguma coisa - pelo menos que prestasse...

    2 - Sem essa de "utópica tentativa de literatura" nem de "ex-pseudo-escritora", Roberta. Você é uma grande escritora, nos mais diversos gêneros.

    3 - Digressão: gostei do "feicibuqueio" acima. É uma forma verbal tão horrorosa quanto divertida, conquanto legítima.

    4 - Não desanime. Continue, apesar de nós, ou de não nós.

    5 - Enfim, o que será do escritor sem a recepção, não é mesmo? Um texto que nunca ninguém leu é, ainda assim, um texto? Fica a velha pergunta e a conclamação aos amigos: Vamos ler e comentar os textos da Roberta! Não para sermos bonzinhos, mas porque eles são bons demais, e ler o que é bom, para além de tantos outros efeitos benéficos, desperta o nosso (be)ócio criativo! Parabéns sempre, Roberta, beijo!

    ResponderExcluir
  6. André, o que seria da minha verve literária sem você, amigo querido, compatriota, meu grande incentivador...? Seu comentário foi... Emocionante. Obrigada, querido.

    ResponderExcluir
  7. Olá, moça! EStou a saber do que fala, e prestes a sabê-lo melhor! Contei a você que estou para me meter sozinho em apartamento de minha propriedade! Tenho a assumida esperança de que isso faça recrudescer o "mal que supura na pena". Quanto ao Expresso, sou confesso negligente, que a paranoia acadêmica arrebatou-me de tal modo neste semestre que mal cunho, que dirá gastar... rs. Mas não tardo a retomar o comboio, e é bom sab~e-lo que, milagres da tecnologia, as viagem que descurei ainda me esperam e se fazem!
    Beijos de pena!

    ResponderExcluir
  8. Rectius: Contei a vc... ?

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, acabastes de contar. É um grande passo, o primeiro. E o mais temerário de muitos que ainda vais dar.. Negligente ou não, quero-te por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Eu... escrever poeticamente um blog? Querida, por mais que se espere, creio que isso jamais ocorrerá. Não sou tão poético, nem tão didático assim para isso.
    Tempo? "Tempo é tudo o que somos", já diria Renato Russo. Se assim for, não sou nada, pois tempo eu não tenho.
    E ainda tem a Flip!
    Não, não... deixo para você. Ficamos quites desse jeito: você escreve, e eu só leio.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Alberto Lacerda4.6.11

    Oi minha amiga,não sabia que meus simples comentários tinham o poder de faze-la sentir que está ao meu lado(o que seria uma honra), tomando um cappuccino ou uma Bohemia.Se comentava antes,pelo prazer que seus textos me proporcionam,imagina agora,sabendo disso!!
    Um abraço demorado!!

    ResponderExcluir
  12. Quer saber? Gostei e ponto.
    Voltarei, nao tenha dúvidas:)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Dandara! Sua presença aqui é mais do que desejada. Obrigadíssima pelo comentário e mais ainda pela visita. Te aguardo!

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha passado por aqui e somente curtido, mas agora vou deixar sempre um "Oi'.
    Adoro o que vc escreve.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada um milhão de vezes, Cirlene. Vou adorar cada "oi" que você deixar. Abraço enorme.

    ResponderExcluir