27 de abril de 2011

da páscoa

O texto a seguir prescreveu. Comecei a escrever antes do feriado, fechei para balanço na crença de que renderia algo mais e, no entanto, rolou abandonado pelo acostamento na estrada. Ao menos fica aqui o registro de um pensamento, ainda que natimorto, sobre o domingo dos chocolates. 

Hoje acordei meio pagã. Pagã e soturna. Deve ser a aproximação da Páscoa, que faz nascer em mim desejos de embrenhar mata adentro para espiar a chegada da estação da fertilidade, embora o outono esteja batendo às portas tupiniquins. Meu filho de quatro anos pinta ovos de isopor no jardim de infância; usa tintas guache vermelha, azul, amarela e lilás, que acredita serem as preferidas do coelhinho, "de olhos vermelhos e pelo macio". A prática ancestral de pintar ovos de lebres, e não os de coelhos fêmeas, galinhas, codornas e isopor, foi convenientemente substituída pelas guloseimas de cacau, que vêm não apenas no formato de ovos, mas de corações, colombas, anjos e os indefectíveis roedores peludos. Não seria conveniente a adultos manchar os dedos de tinta e bancar os anti-imperialistas quando é tão mais prático comprar uma caixa de língua de gato na Kopenhagen.

Enquanto isso, no mundo encantado da pré-escola, a criançada se diverte com os pincéis, marcando os ovos de mentira com a sua obra de arte incipiente. O feriado cristão do domingo de Páscoa e a ressurreição do nazareno não atuam efetivamente na vida dos pagãos, a não ser que haja um feriado prolongado e a palavra "viagem" venha encabeçar prontamente o seu léxico; ovos de chocolate são tão pouco práticos para comer como o é uma manga para chupar; e, ademais, não é o desejo de ninguém rechear suas células adiposas com as calorias extras do açúcar refinado e da gordura hidrogenada do chocolate. Se estes motivos não são suficientes para acampar na Floresta da Tijuca, fingir-se de nórdico e celebrar o festival de Eostre, ao menos bastam para que eu prefira ovos pintados à guache; neles, ao menos, há pessoalidade.   

2 comentários:

  1. Alberto Lacerda27.4.11

    Oi, acredita que cheguei a pesquisar o telefone da Cacau Show no Rio, pra te mandar um Ovo de Páscoa?Mas depois me lembrei que não tenho seu endereço,rsrs.Ufa!! Nesse caso, foi melhor não ter mesmo.kkkk.Um abraço amiga!!

    ResponderExcluir
  2. A bem da verdade, amigo, eu gosto bastante de chocolates. Estava "azeda" quando escrevi esse texto. Abraço grande!

    ResponderExcluir