14 de janeiro de 2011

Centésima

Esta é a viagem número cem do Expresso. Para comemorar, resolvi mandar a modéstia às favas e postar um presente que a querida Ivy me escreveu, lá em seu trem, o Sujeito Simples, Sujeito Composto. Achei mais do que adequada para essa ocasião uma poesia que, naturalmente, me deixou "cem" palavras. Mais uma vez, obrigada, "senhorita brisa". E obrigada a você, leitor e amigo, que sempre me acompanha aqui, em cada viagem (in)consciente desse Expresso. 

A Roberta da Enseada

O nosso encontrar foi meio gritado.
Não, foi gritado.
Ela gritou primeiro, nem era comigo.
Mas eu ouvi.
Tem gente que entra assim pela porta:
Com o que tem, do jeito que está.
A Roberta da Enseada
Reclama de ser rodriguiana,
Mas eu digo a ela:
Que mal tem celebrar o mestre
No seu cotidiano?
Abraça o cenário, as personagens.
O nosso desenrolar também foi gritado.
Despeja conteúdo, despeja pela voz,
Despeja pela areia, despeja pela cerveja quente.
Quem sabe de si descobre isso quando sabe de alguém
Como parte do que é.
O mar sabe que ali esteve um encontro gritado.
Eu quis que ela continuasse gritando com o resto
Como gritou comigo: arrombo de si, no que se faz de melhor.
Quis que ela continuasse ... sendo aquele mundo de grito
Pros outros mundos que se aproximavam,
Que não eram a beira da praia,
Que eram a beira da não loucura que não a pertence.
A ela só a loucura rodriguiana, aquela teatral,
A ela só a digna de ser encenada.

por Ivy Gobety
em http://sujeitosimplesujeitocomposto.blogspot.com

3 comentários:

  1. ai, minha vida é uma dilema; eu odeio gente que escreve melhor que eu. mas e aí: tem como odiar Roberta e Ivy? mah nem fu.
    parabéns, lindona, chegaremos ao mil, logo logo.
    e eu estarei lá, comentando as coisas mais bobas, sempre, só pra ver se alegro seu dia. #resistência fraterna

    ResponderExcluir
  2. Compartilho a "inveja branca" da Milene. rs Parabéns pela centésima!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, lindas! Eu também odeio gente que escreve melhor que eu. Por isso odeio e AMO a Milene, que conheço desde os meus 14 anos, a Ivy, que conheço desde o Réveillon, e a Fê, que conhece gente melhor do que ninguém!

    ResponderExcluir