20 de janeiro de 2011

moda de viola

eu jazz, tu blues e ele samba
mas na verdade o que todos fazemos
além de desejar, errar e acertar
é levar a vida num rock antigo
pra suar o peito de quem vai dançar

nós valsamos para que eles observem
e no salão lotado de manequins espectrais
fazemos da salsa e do mambo uma doutrina
juntando ao molejo brejeiro e sequioso dos amantes
os passos em campos de jasmim das bailarinas

eu, chá, chá, chá, tu, dois pra cá
"olhos nos olhos, quero ver o que você faz"
ensina-me teu groove jovial, que te ensino meu secreto portento 
sem pisar em meus calos, embaraços do passado
nem em teu calcanhar, aquiles do abismo do tempo


quando na chuva, eu frevo, tu sombrinhas
e sem perder o compasso vemos amainar a garoa
que vai-se embora serena, como de lá veio, pacata
sem que nem eu nem tu percebêssemos
como o improviso sutil no tema de uma sonata

para os coices da vida, tombos doloridos de alazões
eu rebolo e tu lambadas, para me defender das estátuas
endurecidas e nuas, que não sabem rodopiar
e à tardinha, exaustos do baile, nós sentamos à beira da estrada
que é comprida feito o horizonte, mas tem a luz do luar

eu jazz, tu blues e ele samba
mas na verdade, o segredo que só sabe quem dança
no silêncio da noite e em meio ao burburinho do dia
quando o forró da vida é tão cruel que fogem os bailarinos
é que nós, juntos, somos moda de viola, pura maestria

8 comentários:

  1. A senhorita, concede-me a próxima dança?

    ResponderExcluir
  2. :-)
    Espirituoso demais para eu comentar esse comentário. Só sorrisos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo20.1.11

    "Dança e dança, gira e gira minha bailarina de papel... Nas pontas do pé, nas pontes que vou atravessar esse ballet com tanto de amor..."

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Quero ouvir a melodia, amigo! Só um pedacinho da letra, sem música, não vale!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20.1.11

    Um dia irei cantar pra ti...
    "... Que dizia a luz da meia noite
    Que na noite tão fria e tão sozinha
    Desta menina que sonha em ser bailarina
    Na ponta dos teus pés
    No salto para o céu
    Queria poder girar no suave encanto de bailarina
    Queria seguir teus passos, no doce balanço de bailarina..."

    ResponderExcluir
  6. Maestro, qual é a música? Sete notas...

    ResponderExcluir
  7. O texto...
    nele, os arranjos
    o contexto...
    ensaiados sem o acaso.
    Dançam também. =)

    Maravilhoso! como de costume!

    ResponderExcluir
  8. Valeu, amigo! Como sempre, teus comentários são uma brisa!

    ResponderExcluir