16 de outubro de 2010

Cansaço

às vezes eu me canso da vida
bate uma espécie de desânimo incontido
uma vontade premente de passar o dia na cama
relendo livros que já são velhos amigos meus

às vezes eu me canso de ter esperança
esse sentimento bandido, tão humano
que teima em habitar o meu peito
quando a razão grita em seu desfavor

às vezes eu me canso das palavras
e até de ler o que eu já li
porque nada de novo parece efetivamente
valer a pena

muitas vezes eu me canso do sol a sol
e de procurar a mim mesma
dentro do meu próprio umbigo
ou nos olhos do outro

mas, algumas vezes
os olhos do outro não são espelhos
não refletem meus desejos
nem abrem janelas para mim

e tantas vezes eu me canso
do ir e do vir
e do porvir
e das poucas chances de chegar

quando esse cansaço me faz cativa
eu arrasto os passos, pesados
ando em círculos, concêntricos
que vão dar sempre no mesmo lugar

nessas horas, solto suspiros profundos
e tento manter os olhos abertos
para não perder a linha do horizonte
nem me afastar demais do cais

mas há sempre uma voz a me dizer
que não se deve permitir-se abater pelo cansaço
e que marchar é preciso, sempre
mesmo que lentamente, e tanto

e algumas vezes me surpreendo
quando percebo que esse tal cansaço
é menos uma reação fisiológica
do que o implodir de um sol imenso dentro de mim

então eu fecho os olhos por alguns instantes
para ver menos, entender menos
e no breu silente e úmido da memória
tento encontrar o sentido das coisas

é quando descubro, exausta
que o maior sentido dessa caminhada
é ter um sentido sempre
seja ele qual for

é quando percebo, sozinha
que bem-estar é diferente
de estar bem consigo mesmo
e estar bem com o próprio cansaço da vida

tantas vezes eu me canso da complexidade
e me dá uma vontade, uma gana
de simplicidade
e pura e plena aceitação

o problema de estar cansado
é que se continua andando mesmo assim
às vezes nem se sabe para onde
nem se sabe por que

agora eu estou cansada demais
até para escrever
e cansada de tentar arranjar
uma maneira enérgica de finalizar essa prosa...

dizem que vitaminas ajudam a gente
a se recuperar do cansaço do dia a dia
então não vou perder mais meu tempo
melhor mesmo é vitaminar a vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário