1 de outubro de 2010

Oi: Complicado Assim.


Há um ditado em inglês que eu gosto muito e aplico bastante na minha vida. Ele diz assim: "don't cross a bridge until you come to it. Then, burn it". Como tradução ao pé da letra não costuma ser muito boa, o ditado quer dizer algo mais ao menos assim: "não antecipe oportunidades, só as aproveite quando elas já estiverem em sua porta. Depois de cruzada essa "ponte", queime-a". 

Na mentalidade saxã, muito pragmática e em nada inundada pela nossa sentimentalidade tupiniquim, acredito que, para esse povo, a questão é: aproveite uma chance, tome-a, mas, depois de cruzada essa linha, não volte atrás. Esse "não volte atrás" significa muito mais do que não poder voltar atrás numa decisão. Significa que, após percorrido um caminho, você não é mais o mesmo indivíduo, pelas mudanças que tal decisão acarretaram em sua vida. E, portanto, o "caminho" também não é o mesmo e, de fato, de nada vale usar a ponte em sentido contrário. Por isso, queime-a. Ou, numa visão mais otimista, busque novos caminhos mesmo que, por destino, fatalidade, sorte ou azar, você volte ao mesmo lugar de início.

Assim eu fiz com a Velox da minha casa. Como me vi, de repente, sem computador e não sabia quando, ou se, teria um outro disponível, cancelei o tal serviço. Admito, muita gente me aconselhou a manter o serviço porque, num outro momento, habilitar a Velox me daria um certo "trabalho".

Ah, mas eu quis queimar a ponte que me liga à Operadora de Telefonia Oi. E acabei pagando a língua e queimando alguns reais em Lan Houses e Internet Cafés, porque, até agora, meu sinal da Velox não foi liberado. E olha que eu pedi o serviço há dez dias. Mil ligações para o *144 e 0800 58 não sei mais o que depois, descobri que o sistema da operadora trabalha em redes separadas, mesmo para um serviço integrado como o tal "Oi Conta Total": uma para conta de tefefone fixo, outra para o móvel e, uma terceira, para a Velox. Daí, que não importa se eu requisitei o serviço há dez dias. Se, o que de fato ocorreu, meu pedido entrar no sistema deles só hoje, ainda há um prazo de 72 horas para liberarem o sinal da internet. Oi: Complicado assim.

Mas, ainda mais complicada, é essa história de "queimar pontes". E, pior, ficar no martírio inútil do "e se eu não tivesse" ou "e se eu tivesse". Porque viver no presente já é difícil, imagine então no pretérito do subjuntivo...

Moral da história: quando em relação com operadoras de telefonia celular ou em qualquer outra situação que pode ser mais complicada do que você imagina, não queime pontes. Simples assim.          

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ahhh, os dramas de small towns are just the same.
    como eu ODEIO a OI por não poder colocar uma Internet decente em MP pra minha mãe. aff...

    totalmente solidária à sua revolta. _o/

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio a Oi, e agora tenho Oi Conta Total, e mus DDD's continuam o olho do c*! Solidárias até o fim, sonhadoras até cairmos de nossas nuvens!

    ResponderExcluir