8 de outubro de 2010

Onicofagia? Dá-lhe Lamartine!

Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou dos pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio.


Se você sofre de onicofagia, relaxe. Pimenta não adianta. Só é boa mesmo nos olhos, e não nas unhas, dos outros. Nada de besuntar seus dedos com coisas amargas. Já basta a vida! Tente por um pouco mais de amor no seu dia. Às vezes a roeção de unhas cessa com amor. Ou com trabalhos manuais, nunca se sabe.

E depois, com tanta coisa muito mais séria no mundo para a gente se preocupar, para que se repreender por um vício tão inofensivo? Auto-crítica demais dá um nó nas entranhas e atrapalha o andamento da vida, companheiro. O Lamartine Babo, um dos maiores compositores da boa música brasileira, clássicos como operetas, sambas, valsas e marchas, não roía unhas. Mas era magro feito um vara-pau. Contam que dava até para tocar reco-reco nas costelas do Lamartine.

Mas, além de magricelas, Lamartine era da boemia, um namorador irrecuperável, poeta até o último fio de cabelo, daqueles que faziam as maiores aventuras na Lapa. Um dia, um amigo tentou aconselhar Lamartine: "Meu grande Lamartine, desse jeito não dá. Você tá muito sem juízo. Você apronta muito, irmão. Tá na hora de cair em si!"

Mas Lamartine, de humor muito rápido e sabedoria infinita, apenas sorriu para o amigo e respondeu: "Meu velho, eu sou tão magro, mas tão magro, que se eu cair em mim, eu caio fora...". Estava ali um sujeito que sabia preservar a própria identidade. Um sujeito que sabia viver, sem se deixar abater pelas assombrações da crítica, ou da auto-sabotagem. Magro, boêmio, roedor de unhas ou não.    

Se lhe serve de consolo, não dá para a gente ter essa leveza do Lamartine. Agora, olhe só, a coisa é rara, mas cachorros, nossos melhores - e verdadeiros - amigos, também roem unha. E são belos e amáveis em sua magreza e feiúra únicas, exatamente o que nos faz amá-los. Quer ver? Tá aqui a prova.


A Shelly não está só lambendo a patinha, não. Está roendo as unhas mesmo! O diacho é que eu não consegui postar o vídeo, com áudio e tudo o mais, para matar a cobra e mostrar o pau. Enfim...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário